No dia 18 de setembro de 2006, entra no ar o g1, site de notícias da Globo. Para operacionalizar o projeto, foi criada uma estrutura híbrida que contava com profissionais, conhecimento e infraestrutura tanto do jornalismo da TV Globo quanto da globo.com – empresa criada em 2000 pelas Organizações Globo [hoje Grupo Globo] para o provimento de serviços e conteúdo na internet .
O g1 foi a primeira iniciativa de conteúdo jornalístico da Globo criada e pensada para o digital. Embora os telejornais e programas da Globo possuíssem, em sua maioria, endereços na internet, suas equipes não eram dedicadas à produção de informação exclusiva. A Globo.com, por outro lado, já tinha investido na criação de alguns sites jornalísticos, mas nenhum deles estruturado com uma redação própria inteiramente dedicada à cobertura noticiosa em tempo integral.
Com o g1, a Globo entra de cabeça no jornalismo digital. Logo em 2008, o g1 assume a liderança na audiência dos portais de notícias do Brasil. Hoje em dia, atinge em média mais de 55 milhões de usuários por mês, segundo a Comscore. O g1 conta com redações em todos os estados do Brasil, está presente nas principais redes sociais e tem versões para aplicativos IOS e Android.
Desde 1925, quando O Globo foi fundado por Irineu Marinho, as empresas jornalísticas das Organizações Globo [hoje Grupo Globo], comandadas por quase oito décadas por Roberto Marinho, agem de acordo com princípios que as conduziram a posições de grande sucesso: o êxito é decorrência direta do bom jornalismo que praticam. Certamente houve erros, mas a posição de sucesso em que se encontram hoje mostra que os acertos foram em maior número. Tais princípios foram praticados por gerações e gerações de maneira intuitiva, sem que estivessem formalizados ordenadamente num código.
Fundado em 1875, online desde 1995
Cobertura completa dos fatos no momento em que eles acontecem e a análise de quem você confia no Portal Jovem Pan
Serviços e Informações do Brasil